Página 1 de 1

Guia de configuração do acesso externo SiGE WiFi

Enviado: 27 Jul 2019 21:26
por wvillefort
Enquanto o manual oficial não sai, segue um guia básico para dar uma direção no processo de configuração do acesso externo para a SiGE.

Para acessar externamente a SiGE, é preciso realizar as seguintes configurações:

1 - Configurar a SIGE na rede local
2 - Configurar o redirecionamento de porta no roteador para a SiGE
3 - Registrar em um serviço de dns dinâmico, como o DDNS ou NOIP


1 - Configurar SIGE na rede local

Configure a SiGE na rede local, com ip e porta definidos. Teste o acesso na rede local.

2 - Configure o redirecionamento de porta no roteador

Esta configuração varia de roteador para roteador. Consulte o manual do roteador..
O conceito aqui é o seguinte: quando uma solicitação chegar pela internet, o roteador deve saber o que fazer com ela. Existe um recurso no protocolo TCP/IP que o conceito de portas. Imagine isso como as portas e janelas de sua casa... É a definição de por onde a informação vai passar.
Então, no roteador, você deve direcionar as solicitações externas vindas de uma porta específica para um equipamento conectado na rede local (port forwarding). No nosso caso, você deve definir para que o roteador direcione a XXX (configurada na SIGE) para o ip da SIGE(configurado tb na SIGE). Isso cria um "tunel" de comunicação com a nossa placa. Neste ponto, o app já será capaz de se comunicar com a SIGE através da internet. Para isso, defina o ip da SiGE no app com o ip externo que o roteador recebeu do provedor de internet.

3 - Registro de dominio dinâmico

Como o ip externo do roteador é volátil e é renovado de tempos em tempos, ou após um reset do roteador... é necessário que a gente lance mão de um serviço de internet que consiga manter este ip atualizado a cada alteração. Assim, criamos um nome de domínio único, fixo e acessível em empresas que prestam este serviço na internet. Conheço o NOIP.com, mas existem outros. O NOIP fornece este recurso de forma gratuiuta, porém, com renovação mensal obrigatória. Para evitar esta renovação, é necessário adquirir um pacote pago.
Pois bem, feito o cadastro no NOIP e criado um nome de domínio, você deve configurar isto no seu roteador. A maioria dos roteadores modernos já possui este recurso de configuração.
Uma vez configurado este dominio no roteador, você deve inserir ele no app, na opção de definir ip manualmente.

A partir daí, a SiGE estará acessível pela internet para o app.